quinta-feira, 14 de julho de 2011

Coisa boa é ficar à toa – Parte 1

Por Lilian Knoblok

Tem mais alguém de férias, aí?

Eu estou e tenho usado meu tempo para preparar coisas para a vinda do bebê (desta vez, me arrisquei no artesanato), mas não tem coisa melhor do que ter tempo para não fazer nada. E como não sou do tipo que não faz nada, eu gosto de ler (estou no 3º Volume de Em Busca do Tempo Perdido, de Proust).

Aliás, de moda eu só arrisco, mas de Literatura eu entendo. Por isso vim aqui indicar alguns livros para se ler nas férias, mas se você não está de férias, pode ler antes de dormir, no trânsito ou no horário daquele programa bobo de TV que a gente insiste em assistir.

Escola de Sabores – Erica Bauermerinster


 Está na moda estes livros que misturam romance com culinária (aliás, Como água para chocolate é um dos melhores no gênero). Escolas de Sabores é bem leve, com histórias de alunos que frequentam aulas de culinária por esta ter algum significado emotivo em suas vidas. Além de muito doce, deixa a gente com água na boca e vontade de preparar os pratos maravilhosos da professora Lillian ( pois é, a Karen me deu o livro e imagino que o nome da personagem influenciou na sua escolha). Amei!

A mulher de trinta anos – Honoré Balzac


Fiquem tranquilas, não é nenhum auto-ajuda para mulheres desesperadas. Muito pelo contrário, o romance é uma história densa e envolvente, passada no século XIX. Por ser Balzac, não é nenhum mamão com açúcar para se ler, mas traz uma reflexão muito profunda do perfil feminino e do seu papel na sociedade. Mas não pense que é chato por isso, a personagem Júlia, vítima dos seus próprios desejos, emociona e revolta. Clássico Belíssimo.

Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes


Quer uma história menos dramática, mas ainda um clássico? A leitora Ewelin indica Dom Quixote. Muitos já ouviram falar, mas poucos realmente leram a história do homem tão fissurado em histórias de cavalaria, que criou a ilusão de que era um cavalheiro e saiu mundo a fora em busca de aventuras ao lado de seu escudeiro Sancho.

Por favor, não subestimem a obra resumindo-a àquele episódio do Chapolim. Dom Quixote é uma das maiores obras de todos os tempos. Tem que ler.

50 anos a mil – Lobão


Autobiográfico, o livro conta a vida louca do roqueiro, dos palcos à prisão. Trata-se de um sobrevivente! A indicação é da Natalícia Lobo que diz que a obra faz morrer de rir em trechos hilários e chorar diante dos dramas do artista. Ela leu as 600 páginas a mil e superindica. Gostaram?


Todos os títulos estão disponíveis na Livraria Cultura:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/livros/index.asp

Boa leitura, e aguardam a parte 2 do post sobre filmes de época.

4 comentários:

  1. Eu também costumo passar as horas livres lendo, principalmente no ônibus.
    E essa semana terminei de Ler '100 escovadas antes de dormir' e não sei qual ler agora. Mas, fiquei com vontade de ler o livro do Balzac. Quem sabe eu leia.
    Um beijo Teacher

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ja li A mulher de trinta anos, confesso que não foi nada fácil, pois durante a historia, o autor faz varias longas reflexões sobre a mulher,apesar de tudo, é um ótimo livro.
    Adoro ler, pena que só deu para ler dois livros (Dom Casmurro e Senhora) durante as férias por conta das atividades extras. Agora nesse finalzinho de férias vou começar a ler Grande Sertão: Veredas, como minha querida professora de Língua Portuguesa disse (rsrs) , é um livro difícil sim, mas sempre temos que nos desafiar.

    ResponderExcluir
  4. Olha gente, pra confortar vocês, não está acontecendo nada no Proust, acho que já foram umas 50 páginas falando sobre um único jantar na casa dos Guermantes. Pior que ainda estou no 3º volume, faltam 4 enormes. Será que consigo?
    Como será que anda o Gabriel com os Moseráveis hien... rsrsrs

    ResponderExcluir

Comente!