quarta-feira, 22 de maio de 2013

Roma


Por Thaís Renzi- colaboração especial

Roma, a cidade eterna. Esta frase pode sim resumir o que é Roma. Afinal, andar por suas ruas é como reviver milhares de anos de uma história tão notável e tão bem conservada.

Quem for à cidade tem que fazer o roteiro básico das ruínas romanas. Isso você já sabe. Agora, vou falar do que você pode fazer de diferente.

Antes de tudo: onde se hospedar? Eu conheço poucas pessoas que falaram bem dos hotéis de Roma. A não ser que você tenha dinheiro sobrando e possa pagar um hotel 3-5 estrelas, sua melhor opção é ficar próximo ao Termini, ou seja, a estação de trem Termini. A vizinhança não é lá essas coisas, mas suas melhores chances são os hotéis próximos à Piazza della Repubblica. Porém, não espere luxo. Mesmo.

Para mim o melhor pedaço de Roma chama-se Trastevere. Não é muito longe do Coliseu, na verdade é só atravessar o rio e você está lá. É um bairro super charmoso, cheio de pracinhas e feirinhas. No filme “Para Roma com Amor”, é no Trastevere onde a história começa.


Uma dica bem importante é: se der, vá à pé. As principais atrações de Roma ficam bem perto umas das outras e você pode ir apreciando o caminho. Além do que, o metrô é péssimo e só te ajuda se você estiver muito cansado mesmo. Afinal, Roma é um museu a céu aberto, a cada esquina você se depara com uma construção muito antiga, cheia de história para contar.

Comida boa é o que não falta nesta cidade. E no meio de tanta pasta você pode encontrar alguns pratos bem típicos, como o Arancino e o Cannoli. Para um roteiro mais detalhado de onde e o que comer em Roma, leia meu post sobre o onde e o que comer em Roma.

Gelatos <3

Eu não fui a nenhuma balada romana, mas o que dizem por aí é que as festas do Erasmus (clique aqui) são bem legais pois são exclusivas a estudantes universitários de todas as partes da Europa (você precisa ser amigo de alguém que seja do Erasmus para entrar. Como estava sem pique pra festas por ter andado muito, acabei optando por programas mais tranquilos, como pizzarias e cervejarias. Uma das mais bacanas é a L’Antica Birreria Peroni , que existe desde 1906 e é sempre bem movimentada. O destaque são as cervejas Peroni, de diversos tipos e tamanhos. Com cara de taverna, é muito animada e um ótimo lugar para se divertir.


Vamos às compras?
Pertinho da Piazza di Spagna fica a rua de compras mais chique de Roma, a Via dei Condotti. Não pense que você vai lá para comprar, é mais para admirar as fachadas de lojas como Valentino e Cartier. Agora, se você quer preços mais acessíveis, passeie pela Via Nazionale e arredores. Lá você encontra acessórios de couro de boa qualidade, sapatos lindos de morrer e óculos riculamente mais baratos.


Via dei Condotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!